(Foto/Divulgação)
Após anunciar mudança no comando da Secretaria do Agronegócio, com a saída de Agnaldo Silva e a chegada de Luís Renato Tiveron, que assumirá em 1º de setembro, a próxima mexida na equipe de governo no Executivo acontecerá na Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub).
O presidente da Codiub, Paulo Fernando Rocha Ventura, que assumiu o cargo no início do 2º mandato da prefeita Elisa, pediu desligamento do cargo por motivos pessoais. Conforme o secretário de Governo, Beethoven Oliveira, em entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, a sucessão na companhia está em discussão com a base de apoio do governo.
Segundo Beethoven, o atual presidente da Codiub conseguiu estruturar o pagamento das dívidas da companhia e, também, a entrega de serviços que é demandada. Para o secretário de Governo, o grande desafio do próximo presidente é criar ambiente de desenvolvimento, sem depender de terceiros.
O secretário destacou que todas as companhias de tecnologia, de capital misto, ou da iniciativa privada estão atuando em nichos específicos. Como exemplo, ele citou a Codesp, de São Paulo, que hoje atende exclusivamente o Poupa Tempo.
“Estivemos recentemente visitando Jundiaí (SP), onde tem uma companhia de tecnologia, mas o desenvolvimento de softwares é terceirizado. Entendo que a Codiub deveria focar em um nicho. O sucessor do Paulo Fernando encontrará uma situação mais tranquila financeiramente. E acredito que ele deve focar em um setor específico, trabalhar para entregar serviços demandados”, disse Beethoven Oliveira.
A Codiub é sociedade de economia mista, que tem a Prefeitura de Uberaba como sua acionista majoritária, tendo sido constituída pela Lei Municipal 2.279/1973 e, posteriormente, modificada pelas Leis Municipais 3.654/85 e 6.386/97, e tem como objetivo exercer atividades de informática para atender prioritariamente o Executivo Municipal e os respectivos órgãos da Administração Direta e Indireta. A Codiub também pode prestar serviços em todo o território nacional.