(Foto/Ilustrativa)
Secretaria Municipal de Saúde (SMS), via Departamento de Endemias e Zoonoses, inicia na próxima semana mais uma ação de enfrentamento ao Aedes aegypti, com a inclusão do fumacê.
Além da atuação dos agentes na educação em saúde, bloqueio costal, pontos estratégicos, mutirões e visita nas residências, o Município inicia, na segunda-feira (4), cronograma de combate à dengue com três veículos caminhonetes fumacê.
Leia também: Internações de 2023 aumentaram despesas da SMS
Os veículos, equipamentos e insumos foram destinados ao Município após pedido do governo municipal junto à Secretaria de Estado de Saúde. “Estamos reforçando o combate à dengue com o fumacê em nosso Município e entendemos que devemos estar em todas as frentes, principalmente, evitando a proliferação do mosquito Aedes”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.
A previsão é de que a pulverização móvel percorra os bairros com maior incidência do mosquito, de acordo com o levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica, em dois períodos do dia.
A orientação da SMS é de que a população abra portas e janelas durante a passagem do veículo com a pulverização do inseticida. O fumacê combate o mosquito em sua fase adulta, sendo importante ressaltar que a colaboração da população no combate aos criadouros é fundamental para que a medida tenha eficácia. A eliminação de recipientes que podem acumular água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas, é essencial para interromper o ciclo de reprodução do mosquito.
O Município também realiza processo licitatório próprio para contratação de veículo e insumo para o combate às arboviroses.