A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS), promovem nesta quinta-feira (29) ação de capacitação “Qualificação Arboviroses: Plano Municipal de Contingência”. O objetivo é apresentar o cenário epidemiológico de arboviroses na macrorregião de Saúde Triângulo Sul, discutir e definir ações conjuntas para a eliminação de focos do Aedes.
O evento é realizado das 8h às 17h, no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba. Cerca de 100 profissionais de saúde da macrorregião de Saúde Triângulo Sul estarão presentes, entre secretários municipais de Saúde, coordenadores de Vigilância em Saúde, assistência à saúde e profissionais de comunicação, além de profissionais convidados de órgãos parceiros da SES-MG.
A SRS de Uberaba registrou até o último dia 27, em toda a Regional, 5.757 casos prováveis de dengue, dos quais 1.880 casos confirmados, com nove óbitos em investigação para a doença.
Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya.
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) aumentou a capacidade produtiva da vacina contra a febre amarela, de 60 milhões de doses por ano para cerca de 120 milhões de doses/ano. A nova capacidade vem a partir da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedida este mês, para a retirada dos antibióticos da fórmula do imunizante e da otimização do processo produtivo do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
O laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, vai ampliar a produção das doses contra a dengue, por meio de uma parceria firmada com o laboratório indiano Biological E.
Em nota, a Takeda informou que a Biological E. vai passar a produzir 50 milhões de doses da Qdenga por ano, permitindo alcançar a meta de entregar 100 milhões de doses até 2030.
De acordo com o comunicado, a parceria atende à necessidade específica de fornecer doses para programas nacionais de vacinação no intuito de ajudar a proteger populações mais vulneráveis.