O aniversário de Uberaba terá uma segunda fase de comemoração. A Fundação Cultural lançou ontem dois concursos dirigidos aos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares. Os festejos se estendem ainda aos artistas locais, com a realização de um Festival de Catira.
Em entrevista ao Jornal da Manhã, o presidente da FCU, Rodrigo Mateus, informou que o regulamento dos concursos de contos e redação está em fase final de elaboração. A divulgação será feita no órgão oficial do município, o Porta-Voz, e no site da Prefeitura. A inclusão de alunos do Estado e rede privada foi pedida pelo prefeito Anderson Adauto.
A Fundação Cultural também lançou um concurso de fotografias para retratar os 190 anos de Uberaba. A extensão das comemorações atinge a população, que, de forma interativa, poderá escolher a imagem a ser estampada no selo alusivo à data. Segundo Rodrigo Mateus, diversas imagens serão estampadas por 20 dias no site da PMU para votação do público.
A catira, marcada pela batida de pés e mãos dos dançarinos, a maioria homens, é típica de Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná. Para promover o intercâmbio entre os grupos, será realizado o festival nacional em 24 de abril, na Casa do Folclore, com patrocínio da Petrobras.