Seleção de projetos para o Fundo Estadual de Cultura (FEC) começa ainda este ano. O recrutamento estava previsto para julho, porém o lançamento foi adiado por causa do período eleitoral. O edital 2010 será publicado até dezembro e o prazo para inscrição de propostas se estenderá até o início de 2011.
Prefeitura e Fundação Cultural já se preparam para concorrer a recursos do Fundo. De acordo com o presidente da Fundação, Rodrigo Mateus de Oliveira, os pontos de leitura, o cine clube da lua e o coral de meninas cantoras são alguns dos projetos em estudo para ser enviados ao Estado.
Rodrigo explica que a administração já tem planejamento para ampliar os pontos de leitura no próximo ano. Hoje são 17 e o número deve chegar a 30. “Mas com recursos do fundo a gente poderia alcançar a cidade”, salienta.
Segundo o presidente da Fundação, o coral de meninas é outra iniciativa que pode ser expandida com verba do Estado. De acordo com ele, o investimento seria na formação musical, compra de figurino, viagens e até recursos para contratar mais professores e aumentar as vagas. Hoje, 25 estudantes da rede pública são atendidas e devem fazer a primeira apresentação durante as atividades natalinas.
Além disso, Rodrigo salienta o projeto Cine Clube da Lua, já realizado nos bairros Elza Amui e Residencial 2000, que também pode ser indicado para concorrer ao FEC 2010. “Vamos discutir e fechar em duas propostas. Se for como no ano passado, a Fundação terá direito a apresentar um projeto e a Prefeitura outro”, destaca.
Questionado obre a modernização do Cine Vera Cruz e a restauração da sede da Fundação Cultural, Rodrigo explica que as duas propostas são prioridades para o orçamento de 2011. Conforme ele, houve a tentativa no ano passado de realizar as obras com recursos do fundo, mas as propostas foram rejeitadas por causa do alto custo das medidas. “Está na lista de pleitos para serem contemplados nas emendas parlamentares e eventualmente com recursos do Ministério da Cultura”, salienta.
O governo estadual adiou o lançamento de editais por causa das eleições, pois o repasse de verba poderia caracterizar beneficiamento. Ainda não há data certa para o edital do FEC ou valor disponível este ano para incentivo à cultura.