A iniciativa tem por objetivo levar a população de volta ao centro da cidade e fomentar a economia na região
Programação foi apresentada durante evento na Fundação Cultural de Uberaba, com a presença da prefeita Elisa Araújo (Foto/Jairo Chagas)
Apresentada nessa terça-feira a programação do Carnaval Geoparque Uberaba 2023 pela Fundação Cultural de Uberaba (FCU). A meta é incentivar bloquinhos de carnaval a participar da festividade que acontecerá nos quatro dias de reinado de Momo na rua Artur Machado, com desfiles até à “Concha Acústica”. A iniciativa tem por objetivo levar a população de volta ao centro da cidade e fomentar a economia na região.
As atividades acontecerão nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, sempre das 16h às 22h, com concentração no Calçadão da rua Artur Machado. Na extensão da via acontecerão os desfiles dos populares bloquinhos, que contarão com o suporte de trio elétrico, de forma a levar o público até a “Concha Acústica”, onde acontecerão shows para o público.
As inscrições dos blocos de carnaval estarão abertas do dia 30 de janeiro até 13 de fevereiro, após publicação de edital no Porta-Voz. Segundo a Fundação, cada bloco deve possuir, no mínimo, 30 participantes e poderá apresentar-se durante 30 minutos. Os blocos interessados em participar do desfile poderão inscrever-se preenchendo formulário eletrônico, disponível no link https://forms.gle/P29f1AdwE6k8ab1d7, ou presencialmente, na Fundação Cultural.
Além de movimentar a região central, o projeto busca também levar os holofotes para a chancela do Projeto Aspirante Geoparque Uberaba, tema principal dos festejos, além de “plantar uma semente” que deve florescer no carnaval de 2024, com a conquista do edital de fomento de carnaval realizado pela Cemig para todo o Estado.
“Esse projeto de carnaval que estamos fazendo aqui é uma semente para poder termos um dossiê no ano que vem e fazermos parte do projeto do Estado, que é patrocinado pela Cemig, Copasa e outras empresas de Minas. Portanto, precisava de vários requisitos que Uberaba não consegue cumprir para receber os aportes deste edital. Mas, se Deus quiser, no ano que vem com o histórico construído, nós vamos com sede ao pote”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure.
Segundo a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade), há uma grande expectativa, principalmente no que tange a atrair a população de volta ao Centro, de forma a conectar tanto a população local quanto visitantes para essa área. “O que nós vamos fazer neste ano é também um resgate das raízes carnavalescas, da cultura do carnaval, da história do carnaval em Uberaba, das nossas riquezas, trazendo essa folia depois de anos de pandemia, um momento festivo e, também, de visibilidade para o nosso centro da cidade. Queremos reavivar o centro da cidade”, conta a chefe do Executivo.