Equipe da Expomus, que vai montar a parte de exposições nas áreas museológica e museográfica, esteve em reunião no próprio Memorial com a Fundação, a PMU e a Associação Geoparque (Foto/Divulgação)
Prefeitura prioriza as intervenções no Memorial Chico Xavier, para que o local esteja em funcionamento no dia 30 de junho, aniversário de morte do médium.
Nesta semana, representantes da Prefeitura e da Fundação Cultural (FCU) receberam a diretora da Exposições Museus e Projetos Culturais (Expomus), Maria Ignez Mantovani, e sua equipe para alinhamento dos prazos e etapas do projeto de requalificação do Memorial Chico Xavier.
A reunião, que aconteceu no próprio memorial, teve vários pontos importantes. Entre eles, o alinhamento junto à Prefeitura das demandas, expectativas e etapas que ainda faltam para avançar na entrega do espaço à população.
Após o roubo da fiação na área externa do Memorial, na madrugada de sexta-feira (12), e alterações na reforma que visam à adequação necessária para receber as instalações das novas exposições dos espaços de uso do Memorial, áreas museológica e museográfica, o prazo para a entrega da obra do prédio ficou comprometido.
Durante a reunião, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Uberaba, comprometeu-se a avançar com prioridade na estrutura, sem medir esforços para concluir com êxito a reforma predial para que a equipe da Expomus possa iniciar a montagem. Paralelamente a isso, a elaboração de todos os projetos executivos também está em andamento.
A reunião contou com a presença do presidente da FCU, Cássio Facure; do presidente adjunto, Fabiano Cavalcanti; do diretor do Memorial, Carlos Vitor Silveira, além de Alexandre Ferreira, Marco Fábio Gomes e Cláudio Bernardes, todos da Fundação. Representantes da PMU também participaram da reunião, entre eles o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Carlos Eduardo Bortoletto Izidoro; a diretora de Turismo da pasta, Maria Aparecida Basílio, e o chefe de seção, Eduardo Galini.
A presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, também participou da reunião. Maria Ignez estava acompanhada da coordenadora do Núcleo de Museologia, Júlia Serra Young Picchioni; da coordenadora de Projetos, Camila Djurovic; do arquiteto Flávio Grillo e da produtora do projeto Chico Xavier pela Expomus, Ana Claudia Vasconcellos.