O esquema de carnaval de blocos deve ser mantido, segundo proposta da Fundação Cultural de Uberaba para 2025 (Foto/Divulgação)
Carnaval 2025 em Uberaba poderá ter patrocínio de empresas. A informação é do presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, que retornou ao cargo na última semana e deu início às discussões para o planejamento dos próximos eventos no calendário da cidade.
Em meio à indefinição quanto ao resultado da eleição, Facure afirmou que a proposta seria deixar prontos os editais para chamar a iniciativa privada para patrocinar os eventos promovidos pela Fundação. “Queremos entregar o calendário cultural e ofertar para a iniciativa privada estar conosco no calendário anual inteiro. Se não der, pelo menos, os grandes eventos [como o carnaval] vamos ofertar sim”, salientou.
Em relação à programação do carnaval 2025, o presidente da Fundação Cultural posicionou que o projeto é seguir os mesmos moldes da festa deste ano, com desfile de blocos de ruas no centro da cidade e shows musicais durante os dias da folia.
Questionado, Facure admitiu que pode haver mudança no local de realização dos shows. O palco foi montado na praça da Mogiana este ano, mas o presidente da Fundação não descartou a transferência para o Centro Park e ressaltou que o local está adequado para receber a estrutura de grandes eventos depois de passar por reforma.
Por outro lado, o retorno do desfile de escolas de samba não está nos planos para o carnaval 2025 em Uberaba. “Era maravilhoso e precisa ser revitalizado de forma consciente e estruturada, mas não podemos voltar nos moldes que era antigamente, com transferência de recurso público sem muita prestação de contas, como acontecia. A legislação não permite que a gente faça isso”, argumentou.
Segundo o presidente da Fundação Cultural, a expectativa é que os blocos se estruturem para se transformarem em escolas de samba. Porém, o projeto não se consolidará em curto prazo. “Tem que nascer uma célula bem planejada e estruturada. Não vemos nenhuma célula viva ainda do carnaval do passado em Uberaba. Estamos tentando com o carnaval de blocos revitalizar e surgir ali organizadamente as futuras escolas de samba. É um trabalho em construção”, finalizou.