Foi dada a largada na busca pelo reconhecimento do Aspirante Geoparque Uberaba Terra de Gigantes pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Equipe do Jornal da Manhã acompanha na manhã desta segunda-feira (24), o evento de recepção dos avaliadores da Rede Mundial dos Geoparques da Unesco, Artur Agostinho de Abreu e Sá, de Portugal, e César Goso Aguilar, do Uruguai. Os avaliadores permanecerão em Uberaba até sexta-feira (28).
Após a abertura, os avaliadores e a equipe técnica irão percorrer os primeiros Geossítios elencados no roteiro, sendo eles Peirópolis, Caieira e Caieira do Meio. Caso o projeto receba a chancela daqui alguns meses, o município passará a integrar a rede mundial de Geoparques.
Durante o evento, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, lideranças políticas como o ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e o deputado federal Zé Silva, enviaram vídeos de apoio para o reconhecimento do Geoparque de Uberaba junto à Unesco.
Na reunião de abertura estiveram presentes representantes das instituições signatárias do Aspirante Geoparque [Prefeitura de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), assim como autoridades municipais e estaduais, vereadores, empresários, líderes classistas, pesquisadores, imprensa e membros da sociedade civil.
O Jornal da Manhã acompanha a coletiva. A matéria será atualizada.
Na foto, prefeita Elisa Araújo, os avaliadores da Unesco, Artur Agostinho de Abreu e Sá e César Goso Aguilar, e o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid (Foto/JC Duran)
Evento recepciona avaliadores da Unesco (Foto/JC Duran)
Além dos geossítios, o intinerário terá o Memorial Chico Xavier, as igrejas, os museus, a fundição de sino artesanal e outros diversos patrimônios históricos, culturais e geológicos que abrangem o Geoparque Uberaba. Os avaliadores também passarão pela Fazenda Morro Alto, que fica na região de Peirópolis, para conhecerem sobre o projeto de circuito rural em fase de expansão.
O roteiro da visita atende aos critérios estabelecidos pela delegação da Unesco e os locais a serem percorridos foram solicitados pelo grupo, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos. “É como se fosse uma fiscalização”, disse. O objetivo da missão técnica é conferir in loco as informações apresentadas no relatório enviado no ano passado para solicitar a chancela de geoparque.
Evento dá inicio ao roteiro dos avaliadores da Unesco em Uberaba (Foto/Jornal da Manhã)
Confira ainda: Avaliadores da Unesco visitam o Geopark Uberaba em julho
Já o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, adiantou que o Festival de Inverno em Peirópolis e o Circuito Jazz foram trabalhados com a temática do Geoparque. Além disso, ele citou que o assunto também tem sido inserido em programações do Circo do Povo e eventos culturais realizados periodicamente. “A Unesco vai chegar aqui e ver uma cidade fervilhando culturalmente”, posicionou.
Com a chancela da Unesco para o Geoparque, Facure pondera que Uberaba deverá entrar no rol de circuitos que atraem turistas da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá. Desta forma, também surgem oportunidades de investimentos no trade de turismo e na geração de empregos no setor. “Acredito que, em cinco anos, aumenta em 50% o nosso PIB com a vinda da chancela”, finalizou.