PROTOCOLO

Gestão das UPAs faz ação para padronizar emissão de atestados

Reunião com profissionais das duas unidades será realizada hoje para alinhar condutas médicas quanto à emissão do documento, que chega a ter demanda significativa em dias após feriados e fins de semana

Marconi Lima
Publicado em 26/08/2025 às 21:51
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), responsável pela gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Uberaba, realiza nesta quarta-feira (27) encontro para alinhar condutas médicas quanto à emissão de atestados médicos. O objetivo é padronizar práticas e garantir mais segurança no processo de emissão dos documentos.

Segundo o diretor administrativo da SEU, Frederico Ramos, a demanda é significativa. “A média de atendimentos gira em torno de 350 pacientes por dia em cada UPA. Porém, em determinados períodos, especialmente após feriados, esse número pode saltar para cerca de 500 atendimentos ou mais. Em torno de 75% desse público são pacientes triados como azul ou verde, ou seja, sem risco imediato”, explicou.

Durante entrevista à Rádio JM em julho, Frederico revelou levantamento que mostra casos de pacientes que buscaram atestados de forma recorrente. Segundo Frederico Ramos, 158 pessoas acumulavam juntas 3.430 atestados no período de 18 meses. Um dos usuários chegou a obter 39 atestados em apenas um ano e meio. “São mais de dois atestados por mês, com afastamentos de pelo menos dois dias cada um”, alertou. 

Na ocasião, o diretor anunciou que tanto a UPA do Mirante quanto a UPA São Benedito receberão cartazes indicativos das novas regras, a fim de minimizarem possível pressão sofrida pelas equipes durante os atendimentos. Ele ressalta que o objetivo não é impedir que pacientes que realmente precisam de afastamento recebam os documentos, mas sim evitar abusos que acabam sobrecarregando as equipes de saúde e prejudicando o atendimento de casos urgentes. “Só de começarmos a divulgar, já percebemos redução no número de solicitações de atestados dentro das unidades”, afirmou. 

De acordo com dados do primeiro semestre de 2025, a média mensal é de 7.200 atestados médicos, o que representa, aproximadamente, 240 por dia.

A reunião acontece no Auditório C01, no Campus Aeroporto da Uniube, e envolve exclusivamente os médicos que atuam nas duas unidades da cidade. O encontro conta com a participação da médica Fabiana Prado, diretora do Curso de Medicina da Uniube, delegada e conselheira do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).

A secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, reforçou a importância da iniciativa. “Esse alinhamento é muito importante. A busca pelas unidades de pronto atendimento será quando realmente houver necessidade e a iniciativa também trará mais segurança para os profissionais de saúde”, ressaltou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por