A Guarda Municipal (GM) comemorou ontem dez anos de evolução e recebeu três viaturas e coletes à prova de bala
A Guarda Municipal (GM) comemorou ontem dez anos de evolução e recebeu três viaturas, coletes à prova de bala e vários outros instrumentos de trabalho.
O diretor da Guarda Municipal, Julio César Aguiar, lembra que em 1998, quando entrou na corporação, eram apenas agentes de trânsito e só no ano de 2000 é que foi instituída a GM. “No início, a gente não tinha veículo, não tinha rádio. Hoje eu tenho um centro de comunicação, temos viaturas, e agora mais três, e vários equipamentos de ultima geração, é um avanço muito grande”, avalia Aguiar.
A solenidade comemorativa aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura, com a presença de vários representantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Tiro-de-Guerra e Ministério Público, que receberam o troféu “Parceiro da GM”.
O tenente-coronel João Lunardi, um dos homenageados, falou da importante parceria com a GM para o desenvolvimento do projeto Escola Segura e parceria na Patrulha do Silêncio, ambos para a segurança da sociedade.
Segundo Julio César, está previsto ainda para agosto a publicação do edital para a contratação de mais 65 integrantes da Guarda. Hoje, a GM tem um efetivo de 86 homens.
Criador. O deputado federal Marcos Montes (DEM) visitou ontem a Guarda Municipal, a fim de cumprimentar seus integrantes pelo trabalho desempenhado na cidade e pela comemoração dos dez anos da corporação. Foi Montes, como prefeito que em 2000, após ter criado a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, que decidiu pela implementação da GM. À época da sua criação o efetivo era composto por cerca de 40 pessoas. MM deixou a Prefeitura em 2004, no seu segundo mandato, com um quadro da ordem de 150 guardas.