Grupo do ramo de frigorífico está interessado em implantar frigorífico para o processamento e abate de pescados no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Anderson Adauto, na quinta-feira, em evento realizado para pescadores e prefeitos da região, na Associação comercial e Industrial de Uberaba. Para ele, a viabilidade empresarial significa mais investimentos no setor e melhor escoamento da produção.
As negociações estão sendo conduzidas diretamente pelo prefeito em conjunto com o deputado Adelmo Carneiro Leão (PT). Ambos estão responsáveis pela interlocução entre os produtores e o grupo empresarial. O nome dos responsáveis pelo empreendimento, no entanto, não é revelado. AA apenas garante que o grupo interessado possui capital aberto e ações na Bolsa de Valores.
Com objetivo de dar andamento nas negociações, o prefeito solicitou aos participantes presentes no encontro, dados sobre a quantidade diária da produção do pescado. As informações são necessárias não só para dar continuidade no trabalho desenvolvido em parceria com o deputado, mas também para a busca de recursos a serem articulados junto ao Ministério da Pesca.
Para definir outras questões como capacidade máxima para o abate, garantia de preço, se a empresa fornecerá alevinos e transporte para o pescado, aquisição de equipamentos e financiamentos, será realizado novo encontro, na próxima semana, com pescadores e representantes de municípios interessados no empreendimento que possuem potencial de crescimento para a produção de peixe.
Segundo o secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães, com a implantação de um frigorífico, a região terá mais oferta de peixe – segmento em crescimento no mercado brasileiro.
Atualmente, na região, cerca de 70 produtores de tilápia produzem 6 toneladas por dia. Levantamento realizado pela Prefeitura de Uberaba aponta potencial de produção de 200 mil toneladas/ano, em um raio de 150 quilômetros, tendo em vista a existência de quatro reservatórios de energia elétrica.