Reabertura da farmácia na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) São Benedito é descartada pelo secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial. O assunto foi levantado na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, já que o espaço está hoje desativado.
Hial defende que a área da antiga farmácia está reservada para o atendimento especializado em caso de surtos, como aconteceu ano passado com a gripe A. De acordo com o secretário, os leitos e toda a estrutura estão prontos para reativar o serviço de referência, quando for necessário.
Embora o local não esteja funcionando no momento, o secretário reforça que é melhor ter o já suporte montado do que reinstalar a farmácia temporariamente. Segundo ele, a UPA é focada no atendimento de urgência e emergência. Por isso, o estoque deve ser apenas para suprir a demanda interna dos pacientes no pronto-socorro.
Além disso, Hial pondera que os usuários já têm cinco centrais de distribuição de medicamentos. “Quando você precisa comprar o remédio, anda até a farmácia, mesmo que não seja perto. Na rede pública é igual”, conclui, rejeitando até a discussão sobre o assunto.