(Foto: Divulgação PMU)
Dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos serão instalados pelo Estado no Hospital Regional José Alencar Gomes da Silva. Anúncio foi feito ontem pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, durante audiência pública realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no Hospital Hélio Angotti. Além do recebimento de demandas das instituições hospitalares uberabenses, o governo estadual também pontuou os aumentos em repasses feitos pela gestão.
A implantação dos leitos foi anunciada ainda em julho deste ano, durante visita do secretário, junto ao governador Romeu Zema (Novo), a Uberaba. Na ocasião, não havia a definição do número de unidades, o que ficou fixado em 10.
A audiência, solicitada pelo deputado Arlen Junqueira (Avante), também divulgou o aumento de R$18 milhões anuais do teto financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto Mac) para o Hospital Hélio Angotti, como já noticiado pelo Jornal da Manhã. Ainda, segundo o deputado, o aumento nos repasses para a Saúde em Uberaba chega a mais de R$104 milhões.
Segundo o médico e conselheiro do hospital, Felipe Toledo Rocha, a portaria que decretava o aumento no repasse foi publicada e o primeiro recurso foi pago pelo Ministério da Saúde no início de outubro e repassada ao Hospital Hélio Angotti no dia 30 do mês passado. “Agora, esse repasse é automaticamente feito, junto com o recurso do contrato do Hélio Angotti com a Secretaria de Saúde, mensalmente”, explica.
Também foi apresentado o projeto de telessaúde do Hospital Hélio Angotti, o que, entre as atribuições, busca integração ao Plano Mineiro de Saúde Digital. A pretensão é monitorar, via estações de telessaúde à distância, 5 mil pacientes com câncer, existentes nos 27 municípios da macrorregião do Triângulo Sul.
“Futuramente, as pacientes receberão alerta pelo telefone, informando sobre a possibilidade do surgimento de tumores, para que elas possam fazer a mamografia, que será encaminhada ao médico, e receberá o resultado pelo celular”, afirma o secretário Baccheretti.
A reunião também teve o objetivo de avaliar as condições de funcionamento dos demais hospitais de Uberaba e região. Durante o encontro, a Secretaria Estadual de Saúde também recolheu as demandas de outras instituições hospitalares.