Ao lado de vereadores e lideranças do bairro Volta Grande, a prefeita Elisa inaugurou ontem a reforma do ecoponto (Foto/ André Santos/PMU)
Em cerimônia realizada ontem, a prefeita Elisa Araújo deu início à entrega do primeiro pacote de reformas dos ecopontos da cidade. A primeira obra inaugurada foi na unidade do Volta Grande e a revitalização no ecoponto do Residencial Estados Unidos deve ser concluída ainda em janeiro.
O secretário de Serviços Urbanos e Obras, Antônio de Sousa Filho, lembra que empresa já foi contratada para executar a reforma de seis ecopontos. “Entregamos o Ecoponto do Volta Grande e, ainda neste mês, o do Residencial Estados Unidos. Os próximos a serem reformados serão Pacaembu, Morumbi, Amoroso Costa e São José, com prazo de entrega até o primeiro semestre de 2024”, disse.
Na segunda fase de reforma, o titular da pasta informou que serão contemplados os ecopontos do Jardim Maracanã, Alfredo Freire, Serra Dourada, Valim de Melo e Residencial 2000. Segundo ele, a expectativa é que todos os ecopontos existentes em Uberaba receberão melhorias em 2024.
No ecoponto Volta Grande, foi feita a reforma da edícula, nova instalação de rede elétrica e hidráulica, espaço totalmente fechado com remoção de tela de alambrado e construção de mourões em “V”, cobertura, pintura, baias reformadas, passeio e pavimentação da área do ecoponto. Foram investidos, aproximadamente, R$281.838,09 na obra.
O Ecoponto Margarida Rosa de Azevedo/Volta Grande funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Somente pessoas físicas podem descartar nos ecopontos. Limite diário de 1 metro cúbico de resíduos de construção civil, 5m³ de volumosos e 20m³ de pneus. São aceitos resíduos de construção civil (inclusive gesso e amianto), resíduos provenientes de jardinagem, pneus, recicláveis (vidro, plástico, metal, papelão, etc.), eletroeletrônicos, resíduos volumosos (sofás, camas, móveis e afins). Os não aceitos nos ecopontos são provenientes de atividade doméstica, tais como resíduo residencial, e lixo hospitalar, animais mortos, lixo industrial, entre outros.