ATENDIMENTO MÓVEL

Inaugurado em Uberaba nesta sexta, Samu Regional começa a funcionar na segunda-feira

Os 27 municípios do Triângulo Sul passam a contar com o atendimento do serviço, que está distribuído em 17 bases, com atuação de mais de funcionários

Marconi Lima
Publicado em 19/12/2025 às 20:34
Compartilhar

Governadro Romeu Zema e o vice, Mateus Simões, fizeram a entrega simbólica da chave de uma das ambulâncias do Samu à prefeita Elisa Araújo (Foto/Lilian Veronezi/PMU)

Após dois anos de espera, foi inaugurado em Uberaba o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional Triângulo Sul. A Central de Regulação funcionará em Uberaba. A solenidade contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e do vice-governador, Mateus Simões (PSD).

O convênio para a criação do Samu Regional foi assinado em 2023 pelo governador Romeu Zema e o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, com o Consórcio Público Intermunicipal de Urgência e Emergência da Saúde da Rede da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul).

Com a inauguração da Central de Regulação em Uberaba, a cobertura do Samu chegou a 100% do estado. Os 27 municípios da macrorregião Triângulo do Sul que ainda não tinham cobertura do Samu serão atendidos pelo serviço a partir do início das operações nas bases, programado para segunda-feira (22).

O governo de Minas entregou 17 bases na região, para atender, aproximadamente, 780 mil pessoas.

“Estamos fazendo uma entrega muito importante. Quando assumi o governo de Minas, há sete anos, apenas 50% dos municípios tinham cobertura do Samu, e agora, com esta inauguração em Uberaba, chegamos a 100%. E quem conhece o serviço prestado pelo Samu sabe o impacto na vida das pessoas. São muitas as vidas salvas todos os dias, graças ao Samu, já que o atendimento rápido é imprescindível em muitas situações”, destacou o governador.

A estrutura montada para o Samu Regional inclui mais de 400 funcionários atuando nas 17 bases descentralizadas, 19 ambulâncias de suporte básico (USB) e cinco de suporte avançado (USA), que funcionam como UTIs móveis.

O vice-governador, Mateus Simões, disse que a inauguração do serviço no Triângulo Sul é um presente de Natal para a população da região. Ele destacou que, para manutenção do serviço, o Estado tem arcado com valor maior que o acertado entre os entes mantenedores.

“Cabe à União 50% do valor; ao Estado, 25%, e mais 25% para os municípios consorciados, porém, Minas tem arcado com mais de 50% do total. E fazemos isso por que os mineiros merecem um serviço de excelência na saúde”, ressaltou.

Para a prefeita Elisa Araújo (PSD), trata-se de uma grande conquista. “Agora é realidade. Temos o Samu Regional e, a partir de segunda-feira, o Tridígito 192 estará funcionando para toda a região”, comemorou.

De acordo com o governador Romeu Zema, nos últimos três anos, o Estado destinou mais de R$85 milhões ao fortalecimento do Samu. Com os convênios firmados entre 2019 e 2025, os investimentos totais superam R$110 milhões. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por