Prefeitura concedeu o quinto aditivo à empresa que executa a obra, que foi retomada em 2022, com expectativa de entrega em 2023
Obra do Cemei do Jardim Copacabana ficou parada de 2017 na 2022, quando foi retomada com a perspectiva de ser concluída no ano seguinte (Foto/Arquivo)
Inauguração do Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) no Jardim Copacabana foi adiada mais uma vez. O prazo para entrega da obra encerraria agora no segundo semestre deste ano, mas a Prefeitura concedeu aditivo e prorrogou a data-limite por seis meses. A construtora agora tem até o início de 2025 para finalizar o serviço.
Em resposta ao Jornal da Manhã, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras justificou que a construção do Cemei do Jardim Copacabana é custeada com recursos federais do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e houve atraso nos repasses. Por isso, foi necessária a nova prorrogação do prazo para a conclusão do prédio.
A pasta não informou a fase atual da obra e nem posicionou se ainda haveria perspectiva de concluir o prédio para colocar o novo Cemei em funcionamento para o início do ano letivo em 2025.
A construção do Cemei no Jardim Copacabana começou em 2016 e a expectativa inicial era que a unidade estivesse pronta em 12 meses para ser inaugurada no início do ano letivo seguinte.
A execução do serviço sofreu diversas interrupções desde então, até que em 2017 o contingenciamento no orçamento federal impactou a transferência de recursos para finalizar o Cemei do Copacabana e outras unidades escolares no município. Com isso, as construtoras que venceram as licitações anteriormente deixaram o canteiro de obras e novos processos licitatórios foram feitos.
Em 2022, a construtora Tridel venceu a licitação para retomar e concluir a obra do Cemei Copacabana. A previsão na época seria que a unidade estivesse pronta para entrar em funcionamento no início de 2023, o que também não se concretizou. Esta é a quinta prorrogação no contrato com a empresa.