(Foto/Divulgação)
Projeto de implantação de câmeras no Jardim Eldorado e Maria Alice avançou. A concretização do projeto foi cobrada na semana passada pelo presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Ismar Marão (PSD), durante apreciação do projeto que alterou a legislação da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), ampliando a destinação dos recursos para custear, além da iluminação pública, serviços de videomonitoramento para a segurança e preservação de logradouros públicos.
Durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, Marão destacou que, desde o ano passado, quando da formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), loteadores depositaram R$200 mil, que seriam destinados à implantação de videomonitoramento nos bairros. Porém, a medida até então, não se concretizou.
Segundo o parlamentar, após reunião com a direção da Codiub, ficou acertado que haverá um ajuste no TAC, uma vez que, conforme Marão, no texto do documento constava apenas instalação das câmeras e, agora, será complementado com “implementação das câmeras”.
“Então, o que faltou foi essa complementação. O TAC já foi devolvido ao Ministério Público e o [promotor de Justiça] doutor Carlos Valera já está fazendo essa correção para que possamos instalar essas câmeras nesses locais”, destacou Ismar.
O vereador demonstrou otimismo, apesar da demora em solucionar o problema. “Deveria ter sido resolvido anteriormente, mas agora vai andar. O projeto está avançando”, ressaltou.
Há dois anos, o MPMG firmou um TAC com empreendedores loteadores para instalar câmeras de segurança nos bairros Jardim Eldorado e Maria Alice. O acordo foi motivado pela circulação de caminhões na região e a espera de dois anos por parte dos moradores para que a instalação ocorresse, apesar de o serviço já estar pago.
A justificativa para a implantação do equipamento seria aumentar a segurança devido ao grande fluxo de caminhões na área e pela demanda antiga dos moradores que aguardavam a instalação.