Presidente da Câmara, Ismar Marão, durante o seu pronunciamento na solenidade de posse (Foto/André Santos)
Por unanimidade, o vereador Ismar Marão (PSD) foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026. A votação ocorreu sem disputa, após articulações que resultaram em chapa única para a eleição da Mesa Diretora do Legislativo.
Junto com Ismar, integram a nova Mesa Diretora: Caio Godoi (PP) - 1° vice-presidente; Thiago Mariscal (PSDB) - 2° vice-presidente; Almir Silva (Republicanos) - 1° secretário, e Cleber Júnior (MDB) - 2° secretário.
A eleição foi realizada durante a solenidade de posse na quarta-feira (1°). A cerimônia chegou a ser suspensa por 10 minutos e os vereadores se reuniram em sala reservada para tratarem sobre a votação. Ao retornarem, foram anunciados os nomes da única chapa inscrita e os 21 parlamentares declararam publicamente os votos favoráveis.
Com a nova composição da Mesa Diretora, Almir Silva não deve continuar na função de líder do governo na Câmara a partir do novo mandato. Até o momento, a prefeita Elisa Araújo (PSD) não revelou qual vereador da base aliada assumirá o posto.
Ao discursar na posse, Marão manifestou que a intenção para a nova gestão é dar continuidade à parceria sólida firmada com a chefe do Executivo no primeiro governo. “Tenho certeza que neste segundo mandato trabalharemos ainda mais unidos com o objetivo de tornar Uberaba uma cidade modelo para a região e para Minas Gerais”, declarou.
Já a prefeita, afirmou reconhecer o papel dos legisladores como representantes do povo e assegurou o compromisso em dialogar com os parlamentares ao longo do novo mandato para a construção de políticas públicas em prol da comunidade. “Essa caminhada será feita em parceria com a Câmara Municipal nos próximos quatro anos [...] Estamos pensando juntos no futuro da nossa cidade por meio da construção de pontes, e não de guerras. Proposições para soluções”, disse.
A chefe do Executivo também pregou a união com o Legislativo para um movimento focado na eleição de nomes de Uberaba para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. “Precisamos de mais representatividade na esfera estadual e federal. Convido a todos os legisladores aqui e a população para que nos unamos e façamos nossos representantes no próximo ciclo em 2026”, declarou.