POLÍTICA

Itamar Ribeiro recua e garante presidência a Luiz Dutra

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal está definida, independente da votação em plenário prevista para dezembro. O vereador Luiz Dutra (PDT) deverá presidir o Legislativo

Élvia Moraes
Publicado em 11/11/2010 às 00:28Atualizado em 17/12/2022 às 06:52
Compartilhar

A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal está definida, independente da votação em plenário prevista para a primeira semana de dezembro. O vereador Luiz Dutra (PDT) deverá presidir o Legislativo no biênio 2011/2012.

O pedido de inscrição e registro da chapa, lido ontem na abertura da sessão ordinária pelo socialista Antônio Lerin (PSB), caiu como uma “bomba” no plenário, surpreendendo principalmente os demais postulantes.

O documento continha como candidato na vice-presidência da CMU o líder de oposição, Itamar Ribeiro (DEM). O vereador, ao lançar a candidatura, se mostrava animado com a possibilidade de presidir a Casa pela primeira vez, estando no exercício do quarto mandato.

Em diversas manifestações, o oposicionista confirmava sua disposição de permanecer firme na disputa até o término do processo. Assediado por outros candidatos, preferiu recuar na candidatura.

Itamar integra o chamado grupo dos sete, que delegou o apoio a Dutra este ano, quando reconduziu Lourival dos Santos (PCdoB) à presidência, no início da legislatura.

Segundo ele, a empolgação inicial foi desaparecendo na medida em que refletia sobre o compromisso que o atava aos colegas. Também pesaram algumas ações previstas não adiantadas pelo vereador, a ser desencadeadas nas primeiras semanas de 2011, que atrapalhariam o trabalho político. “Se eu insistisse na candidatura, seria um traidor do compromisso assumido com o grupo. Agora posso olhar para o meu interior e os demais colegas com a consciência tranquila e certeza de ter agido com retidão”, concluiu.

A composição da chapa reúne Carlos Godoy (PTB) e João Gilberto Ripposati (PSDB), respectivamente, como primeiro e segundo secretários. Apoiam os candidatos o presidente Lourival dos Santos (PCdoB), Afrânio Lara (PP) e Antônio Lerin (PSB).

Dos outros três candidatos – José Severino Rosa (PT), Almir Silva (PR) e Samuel Pereira (PR) –, apenas este se pronunciou de forma comedida e sem demonstrar abatimento.  “De maneira alguma posso admitir que eles já venceram, pois ainda temos parceiros e companheiros com que estamos conversando e provavelmente na próxima semana lançaremos uma chapa.”

Idade.  Independente do candidato que venha a encabeçar a presidência da chapa oposta, ainda que obtenha os votos da metade do plenário, empatando com Dutra, perderá no critério determinado pelo Regimento Interno para definiçã a idade.

Luiz Dutra tem 58 anos, sendo mais velho que Almir Silva, Samuel Pereira, José Severino e, ainda, Marcelo Borjão (PMDB), Tony Carlos (PMDB) e Jorge Ferreira (PMN). As articulações, embora continuem, não vislumbram alterações sobre a confirmação do pedetista na presidência da Câmara.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por