Vereador garantiu que é pré-candidato a deputado estadual e confirmou que o ninho tucano local também terá um aspirante a vaga na Câmara Federal (FotoDivulgação/CMU)
O PSDB de Uberaba terá chapa para disputar a eleição proporcional do próximo ano, com candidatos a deputado estadual e federal. Durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, o vereador Marcos Jammal (PSDB) garantiu que é pré-candidato a deputado estadual e confirmou que o ninho tucano local também terá um aspirante a vaga na Câmara Federal.
De acordo com o parlamentar, os três vereadores tucanos pleiteiam a disputa eleitoral de 2026, ele e Tulio Micheli para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e Thiago Mariscal para a Câmara Federal. Ele garantiu, porém, que não haverá dois candidatos ao mesmo cargo pelo PSDB.
“Para deputado estadual, será lançado ou o meu nome ou do vereador Tulio Micheli. Não concorreremos juntos ao mesmo cargo. O partido está trabalhando de forma responsável e aquele vereador que não for o escolhido para disputar a eleição vai trabalhar em favor do colega que estiver na disputa”, garantiu Marcos Jammal.
O tucano alertou que é preciso trabalhar com a viabilidade eleitoral. “Se hoje temos um nome com 10% a 12% das intenções de voto em Uberaba e não tiver votos em outras localidades, ele se torna inviável. É preciso responsabilidade. Por que matar esses 10% ou 12% dos votos em Uberaba, quando eles poderiam ser destinados a algum candidato com votação em outras cidades?”, analisou Jammal.
Para o vereador, as forças políticas de Uberaba precisam entender que o município tem que eleger representantes na Assembleia de Minas e no Congresso Nacional.
“O que não queremos e Uberaba não precisa é de players para a eleição municipal de 2028”, frisou Jammal.
Ele também avaliou que as possibilidades de eleição no PSDB são grandes, uma vez que o número de pré-candidatos atuais com mandato é pequeno. “Para deputado federal, com mandato, temos apenas Paulo Abi-Ackel e para estadual, Leonídio Bouças. Todos os outros vêm para disputar em condições de igualdade. Não teremos candidatos apenas para compor chapa. A construção está muito bem feita”, ressaltou.
Sobre o deputado federal Aécio Neves, ele é cogitado a concorrer ao Palácio da Liberdade ou ao Senado, e não à reeleição para a Câmara Federal.