Embora o período da janela partidária tenha encerrado nesta sexta-feira (5) e os vereadores já estejam acomodados em novas siglas para a busca de novo mandato, a expectativa ainda é de intensa movimentação nos bastidores políticos neste sábado (6). Quem não tem mandato tem até este sábado para se filiar a um partido político se pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024.
O fim do prazo esquenta principalmente as articulações para o fechamento das chapas de vereadores pelos partidos e ocorre em uma semana marcada por rumores de mudanças de última hora na filiação de pré-candidatos.
Em casos de coexistência de filiações partidárias, a legislação eleitoral estabelece que deverá prevalecer a mais recente, devendo a Justiça Eleitoral determinar o cancelamento das demais.
A data-limite para filiação é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito. O dia 6 de abril também é a data final para que a pessoa que pretende se candidatar nas eleições deste ano esteja com domicílio eleitoral no município onde deseja concorrer.