Até a eleição da Executiva Estadual do Democratas, marcada para agosto, o comando do partido em Minas estará nas mãos do deputado federal João Bittar. Seu nome foi indicado pelo então dirigente do DEM, Carlos Melles, que pediu licença do posto porque é, atualmente, secretário de Transporte e Obras Públicas. “A minha decisão atende ao entendimento legal de não se acumular a direção partidária com função na administração pública direta ou indireta, conforme o código de ética do servidor do Estado de Minas Gerais”, explica.
Bittar, que é natural de Ituiutaba (Pontal do Triângulo), mas fez carreira política em Uberlândia, cumpre seu segundo mandato de deputado federal. Sem que tenha conseguido se reeleger no pleito de 2010, ele voltou à Câmara como suplente da cadeira de Melles, convocado pelo governador Antônio Anastasia (PSDB) para ser seu secretário. Então vice-presidente para assuntos sociais do Democratas, o parlamentar assumiu anteontem o comando partidário.
Conforme Melles, a indicação de João Bittar deve-se a vários fatores, entre os quais, a experiência que ele tem como ex-deputado estadual e atual deputado federal. “Sinto-me honrado com o gesto do secretário e vou me esforçar para estruturar o partido para 2012, para que o DEM tenha um número ainda maior de prefeitos e vereadores, fortalecendo a base do partido. Com isso, estaremos preparados para o projeto do senador Aécio Neves em 2014 para a Presidência da República. Agradeço a indicação do secretário Carlos Melles e o forte apoio recebido dos meus colegas parlamentares por indicar meu nome e pela oportunidade de servir meu partido na condição de presidente”, afirmou o deputado federal João Bittar.