Cartórios eleitorais começam a convocar nesta terça-feira (9) pessoas para atuarem na função de mesários e apoio logístico nas eleições municipais deste ano. O chamado pode ser feito por carta, e-mail, WhatsApp e até presencialmente.
Cada cartório eleitoral escolhe o meio que considera mais adequado para convocar os mesários. A convocação vai apresentar informações sobre o treinamento, que poderá ser presencial, pelo aplicativo Mesário ou em plataforma de educação a distância do TSE.
Além da convocação enviada para cada mesário, as zonas eleitorais também publicam um edital com a nomeação da mesa receptora de votos de cada seção eleitoral – são quatro mesários por seção. A publicação dos editais deve ser feita entre 9 de julho e 7 de agosto, no Diário da Justiça Eletrônico.
A partir da publicação, as pessoas nomeadas têm até cinco dias para apresentarem pedido de dispensa ao juiz eleitoral. Em algumas situações, é possível apresentar o pedido de dispensa após esse prazo. Como quando um parente do mesário se registra como candidato às eleições municipais.
Ao todo, 210 mil serão convocados em todo o Estado para atuarem como mesários e cerca de 39 mil devem ser chamados para atuarem na função de apoio logístico. A Justiça Eleitoral não informou a quantidade de convocações por município.
As pessoas nomeadas como apoio logístico podem exercer diversas atividades. Entre elas, a recepção de justificativa de ausência às urnas, administrador de prédio e técnico em informática.