MOVIMENTAÇÃO

Justiça Eleitoral multa campanha de Piau por propaganda antecipada

Publicado em 30/08/2024 às 08:14Atualizado em 30/08/2024 às 22:04
Compartilhar
Convite de pré-campanha de Paulo Piau foi alvo de condenação (Foto/Divulgação)

Convite de pré-campanha de Paulo Piau foi alvo de condenação (Foto/Divulgação)

 Decisão da Justiça Eleitoral, em Uberaba, determinou multa de R$5 mil ao ex-prefeito e candidato Paulo Piau (PSDB) por propaganda antecipada. O juiz eleitoral Alexandre de Jesus Gomes acatou parcialmente a alegação feita pela campanha da prefeita Elisa Araújo (PSD) e determinou a remoção de peças publicitárias das redes sociais de Piau, que tem 30 dias para o pagamento da multa, após o trânsito em julgado.

Na ação, a coligação “Sem medo de fazer o que precisa”, encabeçada pela prefeita Elisa Araújo, alegou que Paulo Piau usou as redes sociais de forma indevida durante a pré-campanha. Três postagens foram apontadas, sendo a primeira contendo as ações desenvolvidas por ele enquanto prefeito de Uberaba, de forma comparativa com a gestão da candidata representante; a segunda, referente à divulgação de um vídeo em que uma munícipe tece críticas à atual prefeita e elogios à gestão do representado; a terceira, por meio da divulgação do convite de sua pré-candidatura, com a utilização das denominadas “palavras mágicas” nas frases “Vamos reconstruir Uberaba juntos?” e “Espero por você. Quem vem?”.

Em contrapartida, a defesa de Piau alegou que os argumentos estão descontextualizados e que não houve pedido de voto, implícito ou explícito. Além disso, uma das postagens questionadas se trata de “simples convite para lançamento de pré-candidatura”, autorizado pela legislação.

O Ministério Público Eleitoral se manifestou pela parcial procedência do pedido da coligação da prefeita Elisa Araújo, defendendo o reconhecimento de propaganda extemporânea em duas das três postagens alegadas. 

O juiz eleitoral Alexandre de Jesus Gomes acatou a argumentação do Ministério Público Eleitoral. Em sua decisão, ele aponta que o comparativo entre os dois governos traz paralelo com supostas ações não executadas por Elisa. No seu entendimento, no entanto, não há pedido de voto e não há qualquer ofensa à honra ou à imagem da chefe do Executivo, uma vez que as críticas comparativas “fazem parte do debate público e não configuram propaganda eleitoral negativa”. 

Dessa forma, Piau foi condenado ao pagamento de multa de R$5 mil pela prática de propaganda eleitoral antecipada, que deverão ser revertidos para o Fundo Partidário, em até 30 dias após o trânsito em julgado. Além disso, deverá remover as propagandas consideradas irregulares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por