Preparação das urnas teve início com a geração dos arquivos de mídia com dados de todos os candidatos e eleitores de cada sessão (Foto/Divulgação)
Servidores da Justiça Eleitoral em Uberaba deram início ao processo de preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno de votação, que acontecerá no dia 6 de outubro. Foi concluída nesta segunda-feira (23) a geração dos arquivos de mídia com os dados de todos os candidatos e, também, dos eleitores e seções para o pleito deste ano.
De acordo com o chefe cartorário, Alexandre Petermann, a equipe fará a carga dos arquivos de mídia nas urnas e a lacração dos equipamentos no próximo fim de semana.
Durante o procedimento de carga, as urnas recebem o sistema de votação, dados de todos os candidatas e candidatas e dos eleitores e eleitoras. Também é inserida a mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.
Após o carregamento dos dados, são feitos testes de funcionamento do teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais.
Por último, as urnas recebem oito lacres. São eles que garantem que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. No dia da eleição, em cada seção eleitoral, todos esses lacres são verificados pelos mesários antes do início da votação. Se algum deles estiver danificado ou violado, a urna é substituída por uma de reserva, que também passou pelo mesmo processo de preparação previamente.
As urnas eletrônicas chegaram a Uberaba no fim de agosto e, desde então, estão armazenadas no campus Universidade da UFTM. O local tem segurança privada 24 horas e, também, conta com patrulhamento da Polícia Militar.