Print da página da Justiça Eleitoral que mostra as pesquisas com pedido de registro para Uberaba (Foto/Reprodução)
Na reta final do segundo turno das eleições majoritárias, pesquisas para medir a intenção de votos se intensificaram em Uberaba. No período de sete dias, seis pesquisas diferentes foram registradas junto à Justiça Eleitoral para estimar a preferência do eleitorado da cidade.
Entre os dias 14 e 18 de outubro, houve registro de uma pesquisa por dia para aferir as intenções de voto em Uberaba. Nessa segunda-feira (21), último dia para o registro das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao segundo turno, mais um levantamento foi protocolado para mensurar a preferência do eleitorado.
Conforme o sistema da Justiça Eleitoral, quatro institutos diferentes encerraram consultas de intenções de voto no último fim de semana em Uberaba: Veritá, MDA, Stats – Pesquisa e Gestão e Panorama Comunicação, Pesquisa e Assessoria. Os resultados não foram divulgados até o momento.
O Instituto Veritá tem um segundo levantamento previsto para esta semana, com término na quinta-feira (24). Já a entidade Triângulo Multiprojetos registrou ontem uma pesquisa que estará liberada para divulgação no domingo de votação.
As regras sobre as pesquisas eleitorais estão previstas na Resolução nº 23.600/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a norma, as pesquisas feitas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia da votação, desde que o registro seja efetuado até cinco dias antes.