A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o projeto de resolução sobre a concessão da Medalha Zumbi. Com o novo texto, de autoria do vereador Eloisio Santos (PSD), a honraria passa a se chamar Medalha Zumbi dos Palmares, que será concedida às personalidades ligadas à cultura afro-brasileira, em Uberaba.
Na mesma sessão, os vereadores aprovaram nomes dos homenageados com a Medalha Zumbi dos Palmares do ano de 2024. A cerimônia de entrega da honraria será no próximo dia 19, no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo da Prefeitura, às 19h30.
Serão homenageados Carlos Alberto da Silva, Gledson Luís Miranda, Cristiano José de Paula, Carlos Wagner de Oliveira, Marta de Oliveira, José Maurício de Sá Junior (Mauricinho de Sá), Chaene Fernando da Gama, Paulo Roberto Campos, Ana Lucia Pereira de Sousa Santos, Lindea Pereira Ramos, Vilemar Ornelas, Renata de Oliveira Reis, Sebastião Marques Silva, Franklin Silva Santos, Juliano Carlos Ubirajara de Oliveira e Sônia Regina Jorge da Silva.
Alteração
Sobre a alteração na nomenclatura da medalha, o autor do projeto justificou que o objetivo é esclarecer um ponto histórico. “Quando a resolução foi criada, no ano de 1995, a medalha foi denominada apenas com o nome de batismo de Zumbi, porém, como ele foi o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, passou a ser conhecido como Zumbi dos Palmares, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil. Então, é impossível dissociar a vida de Zumbi do Quilombo dos Palmares; afinal, ele foi um dos líderes desse quilombo”, justificou.
Ele acrescentou ainda, que a proposta é enriquecer também o sentido da homenagem, acrescentando ao nome de Zumbi, o quilombo pelo qual ele morreu defendendo.