Plantar árvore, bem como preservar as já existentes, poderá gerar desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano
Plantar árvore, bem como preservar as já existentes, poderá gerar desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano. O projeto IPTU Verde, de iniciativa do vereador Antônio Lerin (PSB), por sugestão da climatologista Wanda Prata, será apresentado para tramitação no início de agosto.
O cerne da proposta é a concessão de até 4% no valor do tributo aos contribuintes que plantarem duas ou mais árvores na calçada, incluindo os cuidados com as áreas permeáveis (jardim ou gramado). A escolha das espécies e a orientação para o plantio correto serão repassadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do Município.
Preocupada com a possibilidade de longos períodos de seca devido ao resfriamento do oceano Pacífico, a climatologista Wanda Prata sugeriu a criação de um projeto de lei cujos reflexos serão contabilizados no futuro no equilíbrio ambiental.
O processo pelo qual passa o oceano atualmente origina massas de ar que percorrerão a região Sudeste, provocando aquecimento na temperatura e ressecamento do solo. O fenômeno em curso no Pacífico se estende até 2025, ou seja, 15 anos de oscilação térmica.
“Essa massa aquecida e ressecada bloqueia a entrada de chuva na região, se comportando como se fosse um vidro em que as frentes chuvosas batem e retornam à atmosfera”, avaliou. E é exatamente neste ponto que a arborização contribui para minimizar a temperatura, retendo, segundo Wanda Prata, 50% a umidade atmosférica. Ela demonstra disposição em ir ao plenário explicar aos vereadores a importância do projeto.
Lerin esclarece ser o desconto proporcional ao número de árvores plantadas.