(Foto/Ilustrativa)
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) serão premiadas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, pelo Licenciamento Ambiental Digital (LAD), desenvolvido pela Codiub a pedido da Semam.
O secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, e o analista de sistemas da Codiub, Humberto Junqueira, viajam neste fim de semana para Nova Iorque, para receberem o prêmio Smart City Awards. O LAD foi selecionado para a premiação na Expo New York, pela conquista do Prêmio Cidades Inteligentes na Expo BH, em março deste ano.
A plataforma foi uma construção conjunta da Semam e da Codiub, permitindo agilidade para o empreendedor, que pode acessar o sistema remotamente, fazendo todo o processo de forma digital até a emissão do Certificado de Licenciamento Ambiental e o acompanhamento de todas as condicionantes. Além de Uberaba, a Prefeitura de Uberlândia também já utiliza o LAD.
Para o analista de sistemas Humberto Junqueira, que participou diretamente de todo o processo de desenvolvimento da plataforma, a conquista do prêmio motiva toda a equipe da Codiub a continuar investindo em soluções inovadoras para construir um futuro mais sustentável para Uberaba e outras cidades.
“O reconhecimento internacional de um produto desenvolvido por nós, com certeza, nos posiciona no mercado nacional como uma referência em soluções para o setor público, atraindo novos clientes e fortalecendo a marca da Codiub. Esperamos expandir nossos produtos para outros setores, uma vez que temos vários sistemas para gestão pública que estão prontos para serem comercializados”, destacou Junqueira.
Segundo a Prefeitura, antes do LAD, o procedimento para a declaração de não passível demorava em média 30 dias para ser concluído. Atualmente, pode ser feito direto do escritório do empreendedor e demora em média 15 minutos. O licenciamento ambiental com maior complexidade, que demorava de um a dois anos, agora pode ser emitido de 30 a 90 dias.
“O prêmio internacional é mais um reconhecimento para esse sistema, que é prático, eficiente e sustentável, pois não emite nenhum papel, sendo 100% do procedimento feito digitalmente, do início ao fim, com a emissão da licença para qualquer empreendimento ou indústria, urbana ou rural”, destacou o secretário Edno Silveira.
Este é o primeiro congresso latino-americano do segmento nos Estados Unidos. Neste ano, será realizada a segunda edição da Expo New York Smart Cities, com uma trajetória de pioneirismo que a levou a integrar o Pacto Global da ONU. Por meio das startups do ecossistema de inovação, engaja municípios, empresas e a comunidade em relação aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.