POLÍTICA

Licitação da obra do heliponto no HC depende só de aprovação no Conphau

Rafaella Massa
Publicado em 22/10/2022 às 18:37Atualizado em 16/12/2022 às 00:26
Compartilhar

Foto/Reprodução

Projeto do heliponto a ser erguido no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Já chegou na conta da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) metade do recurso destinado à construção do heliponto em Uberaba. O repasse também abrange a edificação de um laboratório para ensino, pesquisa e extensão em urgência e emergência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e área de acolhimento no Hospital de Clínicas da UFTM/Ebserh.

À Rádio JM, o pró-reitor de Planejamento, Kedson Palhares, afirmou que algumas universidades federais receberam os recursos prometidos na última terça-feira (18) e a outra parte das instituições recebeu o valor na quarta-feira (19). “Heliponto, só para atualizar, nós tivemos o projeto arquitetônico aprovado na Prefeitura no dia 11 de outubro. Nós temos ainda outra parte burocrática, que é a aprovação no Conphau, porque nós temos um prédio tombado e a Secretaria de Planejamento já vai pautar esse assunto com o Conphau para análise, para que a gente possa lançar o processo licitatório”, explica Kedson.

O processo licitatório será conduzido pela Funepu e deve levar de 30 a 70 dias para o edital ser publicado. "Lembrando que é um prédio de 6 andares, não é uma questão simples. Então, eu acredito que tenhamos uma boa notícia no início do ano que vem em termos de início de obras", afirma o pró-reitor de Planejamento.

A expectativa inicial era de um ano para a construção do espaço. Segundo Palhares, terão que ser tiradas nove árvores para a adequação do heliponto, com o uso de compensação ambiental. Ainda, há variação no preço do setor da construção civil, que deve ser agravante no quesito tempo.

“A gente sabe que a questão da construção civil teve aumento muito grande, e quando fizemos o orçamento, estava no pico desse aumento. E já houve uma queda ao longo dos meses e houve também um novo aumento. Então, no que isso vai impactar? Eu não sei te responder, porque agora que o projeto está aprovado nós vamos atualizar o orçamento para que a gente tenha noção. Caso o recurso não dê, a gente vai fazer alguma adequação de projeto, para que coloque o projeto dentro do recurso”, informa Kedson.

Ainda de acordo com o pró-reitor de Planejamento, a obra deve começar no início de 2023. Lembrando que o projeto foi solicitado pelo Corpo de Bombeiros ainda no segundo semestre de 2020. Os bombeiros militares requisitaram a edificação de um local adequado ao pouso do helicóptero Arcanjo, responsável pelo transporte de urgência/emergência de pacientes da região do Triângulo Sul ao Hospital de Clínicas da UFTM/Ebserh, referência em alta complexidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por