A decisão por utilizar o rio Grande como segunda fonte de captação de água foi anunciada em audiência pública, no fim do ano passado
O edital específico da nova fonte de abastecimento será lançado pela Codau nesta quarta-feira (Foto/Arquivo JM)
Licitação do projeto de captação no rio Grande será feita separadamente do Plano Diretor da Água. O edital específico da nova fonte de abastecimento será lançado pela Codau nesta quarta-feira (15) e as empresas interessadas em desenvolver o projeto da obra terão prazo até 27 de março para entregar propostas de preço.
Segundo informações antecipadas pela Codau, a vencedora do certame será responsável pelo desenvolvimento do projeto básico e executivo da nova captação, bem como a elaboração da documentação técnica para todo o sistema referente à retirada e tratamento da água do Rio Grande. A licitação está orçada em R$6,6 milhões.
A decisão por utilizar o rio Grande como segunda fonte de captação de água foi anunciada em audiência pública, no fim do ano passado. A alternativa para o abastecimento nos próximos 30 anos de Uberaba foi apontada em estudo técnico realizado pela consultoria Projetae. O levantamento apontou que, além da nova captação e adutoras, também será necessária a construção de uma estação de tratamento de água na região Sul da cidade.
Já as empresas interessadas em disputar a licitação para formatar o Plano Diretor da Água devem enviar propostas de preço até o dia 23 de março. O valor para prestação do serviço está estimado em R$467 mil e o prazo para concluir o trabalho será de oito meses.
O edital apresenta que o Plano Diretor de Água vai definir as ações e investimentos necessários no sistema de abastecimento para os próximos 30 anos. A Codau informou que o documento terá como base informações e dados do estudo realizado pela Projetae, mas não esclareceu se o Plano deverá citar também as medidas referentes à futura captação do rio Grande.
Segundo a companhia, o plano integra o planejamento macro do saneamento da cidade, ao lado do Plano Diretor de Águas Pluviais e o Plano Diretor de Gestão de Perdas, que já tiveram ordem de serviço emitidas, e do Plano Diretor de Esgoto, com licitação em andamento.