Licitação para contratar empresa para o transporte escolar rural foi paralisada. A suspensão foi formalizada na última edição do Porta-Voz, que entrou em circulação na véspera da abertura da disputa de lances para selecionar a prestadora do serviço.
No comunicado, a Prefeitura informou que o processo licitatório foi suspenso em razão de questionamentos técnicos ao edital e necessidade de alterações no documento. Não foi divulgada data para a retomada do certame. Com isso, não há informação se a concorrência deve ser finalizada antes da volta às aulas no segundo semestre.
Esta já é a segunda suspensão no processo licitatório para a contratação do transporte escolar rural. A abertura da concorrência inicialmente estava programada para maio, mas questionamentos levaram à paralisação do certame para revisão do edital. O documento foi republicado no mês passado e estabeleceu o novo prazo para a disputa do contrato, agora novamente interrompido.
Enquanto a licitação está paralisada, o transporte escolar para os alunos da zona rural vem sendo feito por meio de contratação emergencial há mais de um ano. Por dispensa de licitação, a Ubervan está prestando o serviço desde janeiro de 2023.
Inicialmente, a Ubervan foi contratada para prestar o serviço por apenas seis meses. A estimativa é que sejam percorridos 632.500 quilômetros mensais, com R$2,80 pagos por quilômetro rodado. Isso corresponde a, aproximadamente, R$1,7 milhão/mês.