AULAS

Licitação patina, mas Educação diz que volta às aulas terá transporte

As duas empresas que disputam o contrato não cumpriram os requisitos previstos no edital e agora têm prazo até o fim de semana para comprovarem que têm condições de concorrer

Gisele Barcelos
Publicado em 26/07/2023 às 20:25Atualizado em 26/07/2023 às 20:25
Compartilhar

A menos de uma semana para o início das aulas na rede municipal, licitação do transporte escolar rural segue indefinida. Duas empresas apresentaram propostas para disputar o novo contrato, mas ambas foram inabilitadas por não cumprirem os requisitos previstos no edital.

Ontem, equipe do departamento de Transporte Escolar apresentou à prefeita Elisa Araújo o Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Foto/Divulgação)

Segundo as informações da Prefeitura, as duas concorrentes têm prazo até o fim desta semana para recorrerem da decisão e tentarem comprovar que têm condições de disputar o processo licitatório. O recurso ainda será submetido à análise da equipe técnica. Com isso, a concorrência não deverá ser fechada antes do retorno dos alunos à sala de aula na segunda-feira (31). 

Devido à proximidade da volta às aulas, o secretário municipal de Educação, Celso Neto, reassegurou que os estudantes da zona rural não serão prejudicados. “Quero tranquilizar toda a comunidade escolar sobre essa situação. Temos uma equipe competente que trabalha para evitar e, quando necessário, solucionar problemas. Além disso, contamos com empresas parceiras que se dedicam para a boa prestação de serviços. Sendo assim, não faltará transporte escolar para os alunos na volta às aulas”, declarou.

Por meio de nota, o titular da pasta reiterou que a Ubervan seguirá prestando o serviço de transporte escolar rural no início do segundo semestre. A empresa foi contratada emergencialmente em janeiro para assumir o serviço por seis meses, até que nova licitação fosse finalizada.

Checagem. Em paralelo, a prefeita Elisa Araújo (SDD) se reuniu ontem com a equipe do departamento de Transporte Escolar para analisar o funcionamento do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (Sete). O sistema é desenvolvido pelo Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Com o software é possível mapear unidades escolares atendidas, a quantidade de alunos em rota, tempo médio das viagens, custos de quilometragem, veículos em funcionamento e em manutenção. Outro diferencial é que o monitoramento, as pesquisas e a emissão de relatórios, em tempo real, podem ser realizados sem internet. 

Segundo a chefe do Executivo, a ferramenta surge como uma opção para modernizar e tornar mais eficiente a gestão do transporte escolar, a partir de soluções adequadas à realidade de Uberaba. “É importante entendermos e sabermos como está funcionando, no dia a dia, o transporte escolar no município. Os dados do Sete serão aproveitados para avaliarmos possíveis pontos de melhoria, com o intuito de oferecer, cada vez mais, segurança e qualidade de acesso para os nossos alunos”, encerrou. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por