O petista se reúne nesta sexta-feira (27) com os 27 governadores de estado e do Distrito Federal
Este é o segundo encontro de Lula com os 27 governadores no seu mandato. O primeiro encontro aconteceu no dia 9 de janeiro, um dia após o ataque aos prédios da Praça dos Três Poderes (Foto/Reprodução)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e o Banco do Nordeste vão voltar a financiar obras do governo dos estados.
O petista declarou que, se os estados não tiverem condições de contrair mais dívidas, será preciso ajudá-los, “mas se ele (governador) estiver com as contas em ordem, não há por que não emprestar (dinheiro dos bancos públicos)”.
O petista se reúne nesta sexta-feira (27) com os 27 governadores de estado e do Distrito Federal para que os mandatários apresentem ao menos três demandas prioritárias relacionadas à obras ou financiamento de programas regionais.
Sobre o BNDES, Lula foi enfático. “Ele tem que ter competência e paciência, se for necessário, emprestar dinheiro para que governadores possam concluir obras que sejam invitáveis para o estado”.
“O dinheiro que o BNDES capitar, tem que ser repartido com o investimento para a grande, pequena empresa, e para o governador, a depender da qualidade da obra”.
Em relação ao Banco do Nordeste, o presidente da República disse que a instituição não consegue emprestar dinheiro há muito tempo para governadores, mas que isso precisa mudar. “Se o governador tiver com as contas bem equilibradas, de modo que não faça dívida. Vamos ter que encontrar uma forma para ajudar a pagar dívida”
O Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e também a recomposição das perdas de arrecadação com o Imposto sobreCirculação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é outro tema que deve nortear a reunião. Sobre o assunto, Lula disse que compreende a demanda dos governadores, e que o “assunto não deixará de ser debatido”.
Fonte: O Tempo