Fabio Macciotti, que ainda é presidente municipal do PT, mas terá de deixar o cargo com a nomeação da presidência da Fundação Cultural de Uberaba, encara com naturalidade o primeiro discurso feito pelo senador mineiro Aécio Neves, realizado na quarta-feira, dia 6, no Senado Federal. A ação de Aécio teve como base os cem dias de governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Aécio Neves abriu o discurso ressaltando o perfil conciliador ao afirmar que não confunde agressividade com firmeza e ainda destacou a importância do papel da oposição, que, para ele, tem três pilares: “coragem, responsabilidade e ética”. Em seguida, o senador foi direto ao ataque, dizendo que não teria “tolerância diante dos erros praticados pelo governo” e fez um balanço crítico da atuação da presidente. Aécio Neves ainda fez ataques diretos à administração do PT.
Para Fábio Macciotti, o senador está cumprindo o papel de oposição ao Governo Federal. “Com o discurso, ele consolidou sua posição enquanto adversário político do governo petista”, avalia. Ainda segundo o dirigente petista, Aécio Neves abordou questões passadas, realizadas durante a campanha eleitoral, quando o PSDB teve como candidato o ex-governador José Serra. “São assuntos que já passaram pelo crivo da sociedade através do voto do eleitor. A sociedade já deu a resposta nas urnas”, avaliou.