Madga Chambriard (Foto/Reprodução)
Três semanas após assumir o cargo, a nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, decidiu pela troca de três dos oito diretores da companhia. O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira (14). Os atuais diretores permanecem nas posições até que seja concluída a aprovação dos novos nomes.
Renata Baruzzi deverá assumir a diretoria executiva de Engenharia, Tecnologia e Inovação, substituindo Carlos José do Nascimento Travassos.
Sylvia dos Anjos poderá assumir a diretoria executiva de Exploração e Produção, no lugar de Joelson Falcão Mendes.
Fernando Melgarejo deve ficar com a diretoria executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores, ocupando o lugar de Carlos Alberto Rechelo - que é gerente executivo e estava no cargo de forma interina.
Originalmente, a diretoria Financeira era ocupada por Sergio Caetano Leite, que optou por deixar o cargo em maio, acompanhando o presidente demitido, Jean Paul Prates. Leite era uma indicação de Prates.
“As indicações serão submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia”, explicou a estatal.
Em seguida, os nomes serão encaminhados para apreciação do Comitê de Pessoas e, na sequência, enviados para deliberação do Conselho de Administração.
Após a transição, dos nove cargos que formam a diretoria executiva (incluindo a presidência), quatro serão ocupados por mulheres.
Na última quarta-feira (12), em conversa com jornalistas após participar de um fórum com investidores internacionais, no Rio de Janeiro, Magda Chambriard adiantou que faria troca na diretoria por questão de “ajuste de perfil”.
“Alterações na composição da diretoria são naturais do processo de gestão da mudança e em nada desabonam a competência e o comprometimento dos colegas que saem", disseMagda Chambriard.
Ficam mantidos nas diretorias Clarice Coppetti (Assuntos Corporativos); Claudio Romeo Schlosser (Logística, Comercialização e Mercados); Mário Spinelli (Governança e Conformidade); Mauricio Tolmasquim (Transição Energética e Sustentabilidade); além de William França da Silva (Processos Industriais e Produtos).