Vereadores ainda esperam liberações de cerca de 20% das emendas parlamentares individuais a serem feitas pelo governo municipal. Já as coletivas, presentes na proposta aprovada no orçamento para 2010, ainda não saíram do papel. É o que garantem o vereador Afrânio Cardoso Lara Resende e Itamar Ribeiro.
De acordo com Itamar, quase nenhuma de suas emendas coletivas - que já fazem parte das propostas do governo municipal - para este ano foi atendida até o momento. “Deveriam estar contempladas, pois estas estão presentes no orçamento. Mas, até o momento, o recapeamento das ruas Tenente Venceslau de Oliveira e Teixeira de Freitas, ambas no Abadia, não foi feito, assim como a iluminação da rua Maestro José Maria, no mesmo bairro”, revela.
Ainda segundo Itamar, para 2011 o valor das emendas coletivas passará para R$ 200 mil para cada vereador. “Entre as principais que solicitei estão a de um convênio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esporte, com o Atlético Abadia, e a da criação de um centro de lazer no bairro Cartafina. Não tive a felicidade de ter minhas emendas coletivas atendidas em 2010 pelo governo municipal, mas espero que no ano que vem esta situação mude e eu consiga mais êxito”, afirma.
Itamar explica que o convênio entre a PMU e o Atlético Abadia permitirá à direção do clube executar melhorias na estrutura de seu estádio, o Antônio Próspero, e em contrapartida a Prefeitura poderá utilizar as suas dependências.
Itamar informa também que até mesmo alguns vereadores da base do governo municipal têm reclamado do não-cumprimento de suas emendas. “É uma situação difícil, pois quando fazemos as emendas, comunicamos às instituições a serem apoiadas sobre os recursos e elas passam a contar com eles. E quando os aportes financeiros não chegam, os representantes delas nos pressionam, acreditando que nós não nos empenhamos. Mas, a verdade é que a liberação das emendas não depende dos vereadores, mas sim do governo municipal”, protesta.