Até julho, Uberaba totaliza 2.706 notificações de dengue. Desse total, 2.162 são casos confirmados da forma clássica da doença. O município não registrou ocorrência de febre hemorrágica, porém há dois casos de dengue por complicação. Um deles inclusive resultou em morte do paciente.
Relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não traz detalhes sobre o óbito por dengue com complicações. Também não há informações sobre o quadro do outro paciente que apresentou mais grave da doença. Conforme o balanço, 448 suspeitas foram descartadas no período de janeiro a julho. Existem ainda 94 casos aguardando resultado de exames laboratoriais.
Em contrapartida, a secretaria posiciona a continuidade das ações para combater a proliferação do Aedes aegypti. Dados do Departamento de Controle de Zoonoses mostram que 368.359 imóveis já foram visitados por agentes. Além disso, a equipe recolheu 709 mil quilos de pneus em borracharias para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor. Os mutirões de limpeza realizados até a primeira semana de julho trabalharam 91.054 casas e retiraram 395 caminhões de materiais que acumulam água.
O último Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira), realizado em maio, ficou dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, a coleta já refletiu o período de estiagem. A orientação para a comunidade é manter os cuidados para não possibilitar novos focos do mosquito na estação de chuvas, a partir de novembro.