FILA ELETRÔNICA

Mais de 60% não respondem contatos para agendamento na fila eletrônica

Mesmo com alternativas criadas pela Secretaria de Saúde, com ligações no período noturno e mensagens de WhatsApp, o índice de usuários que não são localizados é alto

Gisele Barcelos
Publicado em 20/02/2023 às 18:13
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De quase 4 mil ligações telefônicas, 2,6 mil não atenderam para que fosse realizado o agendamento pela fila eletrônica (Foto/Reprodução)

Desde o início de fevereiro, quase 4.000 ligações já foram feitas no horário estendido, das 19h às 22h, a pacientes que aguardam na fila eletrônica para marcação de consultas e exames. Equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também já fez mais de 1.000 contatos via WhatsApp este mês para tentar agilizar os agendamentos. Ainda assim, índice de pessoas que não foram localizadas continua alto: não houve resposta de mais de 60% dos usuários.

O uso do aplicativo de mensagens para tentar contato com os usuários começou a ser utilizado na última semana de janeiro. Por enquanto, apenas os exames na área de mamografia, oftalmologia, gastroenterologia e eletrocardiograma estão sendo marcados pelo WhatsApp. O serviço será ampliado para todas as especialidades da fila, mas ainda não foi informado a partir de qual data.

O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde apontou que mensagens via WhatsApp foram enviadas para confirmar 1.056 agendamentos de exames de mamografia, oftalmologia, gastroenterologia e eletrocardiograma. Entretanto, apenas 345 dos pacientes confirmaram e aceitaram a data oferecida para o atendimento, ou seja, 33% do total.

Mesmo pelo aplicativo de mensagens, continua alto o número pessoas que não foram encontradas. Um total de 677 usuários não respondeu ao contato via WhatsApp sobre o agendamento do exame, o que equivale a 64% das vagas encaminhadas – a maior parte concentrada nos exames de eletrocardiograma e mamografia. Outras 34 pessoas solicitaram uma nova data para o atendimento e sete desistiram de realizar o procedimento.

Já a ampliação do horário para as ligações à noite foi adotada no início deste mês. Antes, a equipe fazia os contatos por telefone apenas no período das 7h às 19h.

De 1º a 15 de fevereiro, 3.863 ligações foram feitas no período noturno. Ao todo, 2.650 pessoas não atenderam a ligação pelo menos uma vez para se manifestar sobre o agendamento. Isso representa 68% dos contatos realizados por telefone entre 19h e 22h.

Outros 1.076 pacientes contatados no período noturno confirmaram a vaga para marcação de consultas ou exames. Outros 137 usuários adiaram a consulta por não poderem comparecer no horário pré-agendado.

Pelo WhatsApp, o paciente já recebe a proposta de data e horário na mensagem

No caso do contato via WhatsApp, o paciente inscrito na fila eletrônica recebe a mensagem com a data prevista da consulta/exame e instruções para o agendamento. Para confirmar é necessário digitar 1. Se não puder comparecer no dia e horário informados, deve-se pressionar a tecla 2.

Em caso de negativa da data inicial agendada, a pessoa receberá uma nova mensagem pelo aplicativo, assim que houver uma nova data disponível. Já o número 3, deve ser escolhido se o paciente quiser desistir da vaga.

Como o sistema é informatizado, não aceitará as respostas que não sejam os números apresentados. Desta forma, não adianta responder por texto ou por áudio. 

Após a confirmação do exame ou consulta, se surgir algum imprevisto e o paciente não puder comparecer no dia, a Secretaria de Saúde alerta que a pessoa deve informar em um prazo prévio de até 48 horas, para não perder o agendamento e precisar voltar para o final da fila, assim como já era o procedimento nos agendamentos por ligação telefônica. 

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