VACINAÇÃO BIVALENTE

Mais de 700 pessoas são vacinadas no primeiro dia de aplicação da bivalente

Segundo a coordenadora da Central de Vacina, Priscilla Amaral, o público-alvo da primeira fase se mostrou interessado e apto a tomar as novas doses

Rafaella Massa
Publicado em 28/02/2023 às 21:26
Compartilhar

A primeira fase cobre o público prioritário de 70 anos ou mais ((Foto Camila Lima/SVM)

A vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer começou já com alta procura nesta segunda-feira (27) em Uberaba. Segundo a coordenadora da Central de Vacina, Priscilla Amaral, o público-alvo da primeira fase se mostrou interessado e apto a tomar as novas doses. Mais de 700 pessoas compareceram aos postos de vacinação já no primeiro dia e o balanço tende a mostrar um número maior referente ao segundo dia, o que deve ser divulgado nesta quarta-feira (1).  

Segundo a coordenadora, apesar do bom desempenho a expectativa era que ainda mais pessoas comparecerem aos postos. Porém, nesta terça a procura foi ainda maior. O número de vacinas recebidas pelo município é de 8.470. “E a gente está no aguardo de novas doses, porque as fases continuam. A perspectiva é que na próxima semana a gente mude de fase, então já estamos no aguardo de novas doses”, afirma Priscilla.

A primeira fase cobre o público prioritário de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A segunda atinge pessoas de 60 a 69 anos de idade.

Priscilla explica que de acordo com o manual informativo da campanha, à medida que as doses forem chegando, a Central pode avançar nas fases. “São repassadas as doses para o estado e o estado nos encaminha. Então, o estado dando o ok, nós podemos ir dando continuidade, inclusive com a antecipação de alguma fase. Tendo dose, o estado tem essa liberdade, mas eles pré-determinaram algumas datas”, explica.

É válido reforçar que para buscar a vacina bivalente, é necessário ter duas doses de uma das vacinas monovalentes. Ou seja, estar com o esquema primário (primeira e segunda dose) completo.

A vacina bivalente é a primeira vacina contra a Covid-19 que combate a variante Ômicron, incluindo as variantes BA.4 e BA.5 e está inclusa no Movimento Nacional pela Vacinação. No entanto, ainda não se sabe se as doses serão aplicadas somente uma vez ao ano, como a vacina da Influenza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por