A permanência dos adolescentes do Probem no estacionamento rotativo motivou ação da Câmara Municipal esta semana. Em ofício enviado ao Ministério do Trabalho, Almir Silva (PR) solicita que a decisão de retirá-los da Área Azul seja revista.
No documento endereçado ao superintendente do MT, Alysson Alves, o vereador contra-argumenta a decisão federal de proibir o trabalho dos menores nas ruas de Uberaba, sob argumento de exposição ao sol e chuva, além de preconceitos e maus-tratos por parte dos usuários.
Justificou o vereador ser o Probem importante referência na aprendizagem e iniciação profissional dos jovens, com eficácia comprovada. Citou o próprio exemplo, afirmando que o trabalho como guarda mirim na adolescência o ajudou a chegar à vida pública. “Aprendi a me relacionar com as pessoas, desenvolver atividades bancárias, recebendo as primeiras noções de trânsito e recursos humanos”, avaliou.
Preocupação de Almir Silva reside na manutenção da empregabilidade, visto que a remuneração ajuda muitas vezes a compor a renda familiar. Outra ponderação feita ao MT foi com relação à importância da atividade para evitar a ociosidade juvenil.
A CMU também remeteu cópia do ofício ao gerente regional do Trabalho e Emprego, Getúlio Ferreira Furtado, e ao auditor fiscal do Ministério, Sebastião Alves da Silva Filho.