Memorial Chico Xavier (Foto/Arquivo/JM)
Fechado atualmente para reforma, o Memorial Chico Xavier pode reabrir para visitação até abril do ano que vem. A previsão é do presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, ressaltando que, depois da obra estrutural, será dado início à montagem da nova exposição sobre a vida do médium.
Facure explicou que a reforma deve está prevista para ser entregue em dezembro deste ano. O pacote de obras inclui a execução de projeto arquitetônico, projeto de exaustão, projeto de iluminação e elétrico, projeto de climatização e adequações em toda a estrutura física do prédio.
Finalizado o serviço, o presidente da Fundação posicionou que uma empresa já foi contratada a implementação do novo projeto de exposição sobre a vida do médium. O local deverá ganhar uma sequência de espaços que costuram a trajetória de vida e ensinamentos de Chico Xavier, com plataformas imersivas que permitirão aos visitantes experiências sensoriais.
A perspectiva é que tudo esteja pronto para a reabertura em abril de 2024 e Facure espera que seja possível conciliar a inauguração com a data de nascimento de Chico Xavier, no dia 2 do respectivo mês.
Incluindo a obra física e a instalação da nova parte de exposições, serão investidos cerca de R$5 milhões para a conclusão do projeto de revitalização do Memorial. Do montante, mais de 70% são provenientes de patrocínios de pessoas físicas e de grandes empresas de Uberaba e região, por meio da Lei Rouanet. Também é possível fazer doações diretas ao projeto, por meio de plataforma de financiamento coletivo.