CÉLERE

Mesmo com prazo ampliado, Uberaba já aderiu ao pacto de alfabetização de adultos

Gisele Barcelos
Publicado em 07/08/2024 às 21:57Atualizado em 08/08/2024 às 08:09
Compartilhar

(Foto/Wanderley Pessoa/MEC)

O prazo para os municípios aderirem ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos encerraria no fim de julho, mas foi prorrogado até o dia 12 de agosto.

Uberaba já fez adesão ao pacto pela superação do analfabetismo dentro prazo inicial. No entanto, 15% das prefeituras mineiras ainda não tinham feito a adesão até o dia 31 de julho, segundo dados da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O pacto tem como objetivos superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade, e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional, em conformidade com o Plano Nacional de Educação.

Por meio do pacto, a estimativa é investir mais de R$4 bilhões com alfabetização integrada à Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os estados e municípios participantes receberão repasses do Ministério da Educação, além de apoio técnico para a ampliação das vagas na EJA. 

Todos os 26 estados da Federação e o Distrito Federal, além de 4.649 municípios, já formalizaram a adesão ao Pacto, que tem entre suas metas a ampliação de 3,3 milhões de matrículas na EJA, chegando a cerca de 5.876.117 de estudantes na modalidade em 2027 e à redução do número de pessoas não alfabetizadas em 4,8 milhões em um período de quatro anos. (GB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por