POLÍTICA

Ministro anuncia três linhas de financiamento para a pecuária

O ministro destaca que essas linhas de crédito começam a compor um sistema para financiar a pecuária como o que a agricultura já dispõe

Renata Gomide
Publicado em 04/05/2011 às 00:04Atualizado em 20/12/2022 às 00:28
Compartilhar

Em um discurso inflamado – e muito aplaudido –, no qual destacou que Uberaba é uma “cidade generosa, pedacinho do Brasil do qual tanto nos orgulhamos”, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi (PMDB), revelou à nata da pecuária nacional, durante a abertura da 77ª ExpoZebu, que o Governo brasileiro vai oferecer três linhas de crédito específicas para o setor. Segundo ele, um grupo técnico formado por representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Pasta ficará responsável por detalhar os financiamentos, que serão destinados à recuperação de pastagens, manutenção e aquisição de matrizes. 

O ministro destaca que essas linhas de crédito começam a compor um sistema para financiar a pecuária como o que a agricultura já dispõe há muitos anos no País. “O pecuarista vai ao banco e consegue financiamento porque tem prestígio na comunidade ou utiliza o banco e tem saldo médio, mas não tem nada específico, e é isso que nós queremos”, revela Rossi. Quanto ao volume a ser liberado, ele se limitou a responder que será adequado à expansão do setor, que é pujante, para fazer com que tenha o fluxo de capital financeiro necessário para se financiar.

Rossi adianta, porém, que não se pode pensar em um financiamento em que o produtor tenha que pagar no ano, porque a pecuária tem um ritmo diferente da agricultura. “É isso que estamos estudando, como oferecer a possibilidade real de expansão do plantel, sobretudo diante dos números que apontam um enorme sacrifício de matrizes”, aponta o ministro, acrescentando que um terço dos abates é de fêmeas, o mesmo que cortar a possibilidade de futuro.

A uma atenta plateia – mas esvaziada pela ausência da presidente Dilma Rousseff (PT) e por conta da votação do Código Florestal na Câmara, que tirou do palanque oficial inúmeros deputados, entre os quais os três representantes de Uberaba – o anfitrião do evento, Eduardo Biaggi (presidente da ABCZ), disse ao ministro que a entidade será a parceira ideal para os projetos da petista. E mais: segundo o dirigente classista, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu tem total confiança em seu Governo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por