Ministro do Turismo, Celso Sabino (Foto/Reprodução)
Assumindo as funções no Ministério do Turismo esta semana, o novo titular da pasta, Celso Sabino (União-PA), gravou vídeo e afirmou estar confiante que o Geoparque Uberaba conseguirá a chancela da Unesco. A delegação da entidade chegará à cidade neste domingo (23) para análise do projeto e percorrerá diversos locais ao longo da próxima semana.
No vídeo, o novo ministro salienta que o título dará maior visibilidade para o turismo na região, permitindo atrair turistas do Brasil e do mundo. “O Ministério do Turismo está muito entusiasmado e confiante de que a missão da Unesco reconhecerá o projeto Geoparque Uberaba como o primeiro Geoparque Mundial em Minas Gerais. Meus votos de sucesso a essa iniciativa”, disse, ressaltando que o fortalecimento da atividade também permitirá a geração de emprego e renda para a região.
Ainda na gravação, o ministro afirmou que pretende visitar em breve o geoparque em Uberaba, mas não especificou data para agenda na cidade.
O vídeo deverá ser veiculado durante a apresentação dos detalhes da missão técnica da Unesco. O evento será realizado nesta segunda-feira (24) no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura.
Ao longo da próxima semana, os integrantes da delegação da Unesco visitarão todos os geossítios, o Memorial Chico Xavier, as igrejas, os museus, a fundição de sino artesanal e outros diversos patrimônios históricos, culturais e geológicos que abrangem o Geoparque Uberaba. O itinerário dos avaliadores também incluirá a Fazenda Morro Alto, que fica na região de Peirópolis, para conhecerem sobre o projeto de circuito rural em fase de expansão.
Após a visita a Uberaba, os integrantes da comitiva da Unesco desenvolverão um relatório sobre o geoparque para remeter à equipe central da entidade na França. O levantamento passará pela avaliação da entidade internacional e o resultado está previsto para ser comunicado oficialmente até abril de 2024.