O Carnaval 2011 poderá ter a mulher como mote central em Uberaba. É o que revela o presidente da Liga das Escolas de Samba da cidade, Sinfrônio Júnior. A proposta foi discutida ontem pelo prefeito Anderson Adauto e os dirigentes de escolas de samba em reunião na Fundação Cultural para traçar as linhas gerais da mais popular de todas as festas realizadas no país. A sugestão do tema tem um motivo simples: o reinado de Momo tem início no dia 5 com término em 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
As escolas que participarão dos desfiles no ano que vem serão escolhidas mediante uma seleção pública de projetos, cujo edital será publicado no Porta-Voz do dia 29 de dezembro. O prazo para a apresentação das propostas encerra em 14 de janeiro, sendo que o prefeito pediu aos dirigentes carnavalescos que façam um bom carnaval e, principalmente, “valer” o investimento do poder público.
As agremiações que desfilarem no primeiro grupo receberão R$52.500, divididos em duas parcelas, pagas até o dia 24 dos meses de janeiro e fevereiro. Caso haja escolas no 2º grupo, o valor do repasse será de R$31.500. Sinfrônio assegura que esses valores estão dentro do previsto, mas informa que a Liga fará dois grandes eventos para arrecadar mais dinheiro e atingir os valores ideais para a festa: 60 mil e 40 mil reais, para o primeiro e o segundo grupos, respectivamente.
O dirigente acredita que serão cinco escolas a participar dos desfiles, quatro no 1º grupo e uma no segundo. O Carnaval 2011 será lançado em grande estilo dia 29 de janeiro.