DESBUROCRATIZAÇÃO

Município adere a projeto estadual que agiliza a abertura de empresas

Marconi Lima
Publicado em 03/07/2025 às 21:40
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Prefeitura de Uberaba lança oficialmente nesta sexta-feira (4), às 10h, o projeto Redesim+Livre. A iniciativa é fruto de parceria com a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), órgãos licenciadores e Sebrae, e tem como objetivo reduzir a burocracia e oferecer mais eficiência e transparência na abertura de empresas no município.

Com foco na digitalização e automatização dos processos, o projeto pretende permitir a abertura de empresas de baixa complexidade em poucos segundos em Minas Gerais. A proposta foi apresentada às prefeituras no ano passado, durante o 14º Encontro de Municípios Integrados à Redesim-MG, que reuniu 525 participantes em videoconferência.

Segundo os idealizadores, além da agilidade, o Redesim + Livre garante segurança no processo, com confidencialidade dos dados e possibilidade de solicitação de licenças pela internet. O sistema dispensa deslocamentos presenciais e o uso de documentos físicos, o que evita perdas e danos ao material.

Após o registro da empresa na Jucemg, OAB, cartórios ou como MEI, a inscrição municipal será emitida automaticamente. Empresas de baixo risco terão alvará dispensado de imediato. Já para as classificadas como de médio risco, o alvará será emitido automaticamente. No caso de alto risco, o trâmite será digital, mas não automático, permitindo envio on-line de documentos e emissão das licenças.

A adesão ao Redesim + Livre é gratuita para os municípios. Além de agilizar a abertura e baixa de empresas, o sistema permite a gestão integrada das informações e o foco das equipes municipais em atividades relacionadas a empreendimentos de maior risco.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por