Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG) já julgou 44 prestações de contas de campanha. Entre os candidatos uberabenses, só o deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB) teve a aprovação das contas publicada pela Justiça Eleitoral. A decisão seguiu o parecer técnico e também a manifestação da promotoria eleitoral. O tucano, entretanto, pode não assumir o mandato na Câmara Federal.
Narcio é um dos nomes cotados para compor secretariado estadual. Informação de bastidores sobre a ida do parlamentar para a pasta de Ciência e Tecnologia foi confirmada pelo deputado federal Marcos Montes (DEM), que participou de reunião segunda-feira com o governador Anastasia. No entanto, ele nega que indicações tenham ocorrido durante o encontro.
MM considera que o tucano tem perfil para assumir o cargo e também lembra que Narcio seria um representante do Triângulo Mineiro no primeiro escalão do governo. Além disso, seria aberta vaga para ascensão dos suplentes da coligação à Câmara. O DEM pleiteia a convocação de, pelo menos, três deputados da aliança para o secretariado.
Montes nega, por outro lado, que tenha recebido convite para a Secretaria de Agricultura. De acordo com ele, há apenas especulações. O deputado também reitera que está interessado em conduzir discussões nacionais em Brasília, pois já deu contribuição como secretário de Estado na época do governo Aécio Neves (PSDB).
Julgamentos. A Justiça Eleitoral tem até a próxima quinta-feira (9) para julgar as prestações de contas de todos os candidatos eleitos no pleito de 2010. Até o momento foram aprovados pelos juízes da Corte 16 prestações de contas de deputados federais e 28 de deputados estaduais. Nenhuma conta foi desaprovada pelo TRE/MG até esta quarta-feira (1º).
As contas do governador e dos senadores eleitos ainda não foram julgadas na Corte e aguardam parecer do Ministério Público Eleitoral. O mesmo acontece com os processos de Marcos Montes (DEM), Paulo Piau (PMDB) e Aelton Freitas (PR).