Avenida Nenê Sabino poderá ganhar ciclovias para minimizar fluxo de carros. Proposta estava entre as mudanças apresentadas ontem pela consultoria de trânsito à Secretaria Municipal de Planejamento. Cinco técnicos participaram da visita e inclusive acompanharam o movimento em horário de pico para avaliar outras possíveis intervenções. Entretanto, a palavra final ficará a cargo do prefeito Anderson Adauto (PMDB).
De acordo com o titular do Planejamento, Karim Abud Mauad, a inclusão da faixa exclusiva foi solicitada quando os problemas do local começaram a ser debatidos. Ele reforça que a ciclovia é uma solução urbanística, mas também poderá viabilizar que os estudantes se deslocam de bicicleta para a universidade e, assim, minimizar o tráfego para entrada e saída da Uniube. Ele lembra que existem medidas em médio e longo prazos para o trecho, como a transferência do ponto de ônibus para a praça Pôr-do-Sol.
Karim pondera que outras ações estão em estudo, porém, os técnicos estão levando em conta novos dados, como a demanda gerada a partir do novo Fórum. Sem adiantar propostas, o secretário afirma que ontem pela primeira vez a equipe observou o fluxo de veículos a partir de 6h30 na avenida Nenê Sabino, horário de pico por causa do início das aulas. Com base nessa demanda, a consultoria trará novos estudos.
Quanto ao entroncamento das avenidas Santos Dumont e Santa Beatriz, a sugestão é restringir o número de passagens. Ele cita, por exemplo, o cruzamento da Medalha Milagrosa, onde as convergências para a avenida devem ser eliminadas. Porém, Karim salienta que as propostas da consultoria ainda precisam ser discutidas com o prefeito. “Acredito que em 30 dias já tenhamos mais soluções para ser implantadas”, finaliza, preferindo não entrar na questão dos terminais de transporte coletivo antes da conversa com AA.